Base de dados : CRT-Acervo
Pesquisa : CRYPTOSPORIDIUM PARVUM [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 2 [refinar]
Mostrando: 1 .. 2   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 2 CRT-Acervo  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id:7263
Autor:Abreu, Vicente José Salles de
Título:Avaliação da eficácia do colostro bovino hiperimune na infecção experimental de roedores com Cryptosporidium parvum^ipt Evaluation of the efficacy of hyperimmune bovine colostrum on Cryptosporidium parvum experimental infection of rodents-
Fonte:São Paulo; s.n; 2001. 111 p. ^bilus, ^btab, ^bgraf.
Tese:Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina para obtenção do grau de Doutor.
Resumo:O Cryptosporidium parvum é um protozoário que inicialmente estava associado à AIDS. Posteriormente, diversos surtos de criptosporidiose de veiculação hídrica passaram a ser descritos. Nenhuma droga foi eficaz no controle dessa infecção. Alguns estudos mostraram eficácia do colostro de vacas hiperimunizadas com C. parvum. Vários camundongos e ratos foram inoculados com 2x10 oocistos de C.parvum. O colostro bovino hiperimune empregado no experimento foi positivo até a diluição de 1:55.000. Dois modelos murinos com imunossupressão - C57BL/6 knock out de CD4 e BALB/c nude não desenvolveram infecção até o 18º dia pós-inoculação. Os resultados mostraram que os camundongos C57BL/6 e os ratos Fischer 344 (F344) recém-nascidos são susceptíveis à infecção com esse parasita. O colostro hiperimune reduziu o número de ooscitos de C. parvum em ambas as linhagens. Entretanto, apenas os ratos F344 evidenciaram maior preservação da arquitetura da mucosa intestinal quando foram tratados com esse produto. A linhagem de ratos F344 demonstrou ser um modelo experimental adequado e promissor para o estudo da infecção com C. parvum.(AU)^ipt.
Descritores:Colostro/imunol
Colostro/microbiol
Soros Imunes/admin
Bovinos
Roedores
Ratos Endogâmicos F344
Modelos Animais de Doenças
Infecções Protozoárias em Animais/terap
Cryptosporidium parvum/isol
Localização:BR1310.1; T0357


  2 / 2 CRT-Acervo  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:7055
Autor:Gomes, Aparecida Helena de Souza
Título:Estudo comparativo entre métodos morfológico, imunológico e molecular aplicados ao diagnóstico da criptosporidiose em amostras fecais de pacientes portadores do vírus hiv e com aids Cryptosporidiosis: comparative study of morfological, immunological and molecular diagnosis methods in fecal samples from patients with hiv and aids-
Fonte:São Paulo; s.n; 2003. 54 p. tab.
Tese:Apresentada a São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenação dos Institutos de Pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:Cryptosporidium parvum, protozoário da sub classe Coccidia, é um agente causador de diarréia aguda no homem e outros animais. A criptosporidiose é auto-limitada em indíviduos sadios, mas se apresenta como uma doença grave e crônica nos pacientes imuno-comprometidos, principalmente com AIDS. O diagnóstico laboratorial é feito geralmente pela detecção do parasita por métodos morfológicos, mas técnicas imunológicas ou moleculares podem também ser usadas. Neste estudo, utilizaram-se 100 amostras fecais, provenientes de pacientes portadores de HIV e com AIDS, que já haviam sido analisadas previamente por métodos parasitológicos. Estas amostras foram submetidas a diferentes métodos de detecção para Cryptosporidium sp, o método morfológico (visualização através de coloração por Kinyoun) e o teste imunoenzimático (ELISA) para pesquisa de coproantígenos. Destas, foram selecionadas 29 amostras, sendo 15 positivas e 14 negativas para Cryptosporidium pela coloração de Kinyoun, as quais foram submetidas à metodologia molecular de “Nested” PCR (N-PCR). Entre as 15 amostras positivas para Cryptosporidium por método morfológico, 13 foram positivas por ELISA e apenas 11 por N-PCR. Duas amostras positivas por método morfológico e negativas por ELISA, apresentaram-se negativas por N-PCR. Das 16 amostras positivas por N-PCR, 11 foram positivas e cinco negativas por métodos morfológico e ELISA. O método de coloração pelo Kinyoun demonstrou ser ainda um bom método para ser utilizado na rotina diagnóstica da criptosporidiose. O teste de ELISA apresentou resultados compatíveis com os resultados obtidos na coloração de Kinyoun e, devido à capacidade de automação, pode ser empregado em estudos epidemiológicos, otimizando exames em grande demanda. O método molecular (PCR e N-PCR), para ser introduzido em nosso meio como método de rotina diagnóstica da criptosporidiose, necessita de aprimoramentos nas técnicas de extração de DNA, entretanto já é conhecida sua sensibilidade e especificidade, constituindo-se em importante ferramenta para estudos epidemiológicos com a possibilidade de caracterizar diferentes espécies e genótipos de Cryptosporidium (AU).
Descritores:Criptosporidiose/imunol
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/parasitol
Reação em Cadeia da Polimerase/métodos
Cryptosporidium parvum
 Diarréia
Meio Eletrônico:http://ses.sp.homolog.bvs.br/lildbi-textos/docsonl...
Localização:BR1310.1; Formato eletrônico



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.3 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information